Planejamento

O planejamento estratégico de Marketing demanda a utilização de informações confiáveis para que o alinhamento tático estabelecido a partir delas possa gerar os resultados esperados.

O consumidor e seus papéis passam a ser pontos fundamentais para a estruturação desta fase. Conhecer bem o seu perfil, seus hábitos, atitudes, suas necessidades e desejos podem determinar ações estratégicas essenciais tanto em situações de atuação B2B (business to business) quanto B2C (business to consumer).

Outro fator relevante é a análise do mercado onde se atua e as perspectivas futuras deste mercado. Quais os níveis de demandas existentes e suas sazonalidades quando existentes. Novas tecnologias e sua aplicação no mercado em que se atua bem como as oportunidades e ameaças, além de tendências identificadas devem ser consideradas nesta fase.

Finalmente, mas longe de ser menos importante, o posicionamento estratégico deve ser determinado para que seja ele a essência das ações táticas que passarão a existir com base no planejamento estratégico.

Saber qual o seu posicionamento facilita inclusive a análise da concorrência, uma vez que possa não ser exatamente a concorrência real do seu produto ou serviço. Determinar o mercado em que se deseja atuar, focando no público-alvo correto e conseguindo dados quantitativos e qualitativos a seu respeito, facilitam a percepção estratégica e o posicionamento correto da marca, do produto ou da empresa no mercado.

 

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