Diagnóstico

 

O planejamento muitas vezes é visto como algo demorado e que nem sempre desperta o interesse daqueles que participam de um projeto. Porém, esta fase é sem sombra de dúvidas uma das mais importantes em todo o processo de alinhamento estratégico.

No planejamento de Marketing isso não é diferente. Muitos dados são demandados inicialmente para que uma análise do cenário atual seja realizada de forma mais verídica possível. O diagnóstico situacional, é como um raio-X do momento em que a empresa se encontra.  Nesta fase, a análise crítica é bastante exigida para poder perceber nas minúcias o que pode passar desapercebido aos olhos menos atentos.

No diagnóstico questões relacionadas ao contexto econômico, social e até político são levantadas, junto com a definição do objetivo do planejamento a ser desenvolvido, buscando alinhar e manter em sintonia os objetivos a serem alcançados com a visão e a missão da empresa.

Muitos dados são coletados e busca-se apontar nesta fase quais as áreas de interesse e os mercados estratégicos atuais da organização. Os fatos resultantes deste levantamento de dados determinarão uma análise de impactos prováveis e que deverão ser minuciosamente analisados como prováveis oportunidades ou eventuais ameaças.

Importante ressaltar que esta análise de cenário envolve tanto os aspectos extrínsecos à empresa quanto os aspectos intrínsecos. Voltar os olhos para dentro da empresa costuma trazer grandes revelações a respeito do seu cenário atual.

 

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