Simples sim, fácil…nem sempre!

Algumas pessoas tremem ao pensar em iniciar um planejamento estratégico de marketing, porque simplesmente não sabem por onde começar.

Uma das maneiras de vencer este medo é tentar tornar as coisas o mais simples possível. Você pode iniciar avaliando a sua empresa, nas suas dores do dia-a-dia. Fazendo uma analogia àrea média, você não precisa de aparelhos sofisticados e altíssima tecnologia para identificar algumas centenas de doenças. Você precisa sim ter conhecimento e fazer uma boa anamnese com o seu paciente. Com a sua empresa acontece o mesmo. Você pode no ter à mo as ferramentas de diagnóstico organizacional ou de mercado, mas você tem o mais importante: conhecimento sobre a organização e o mercado.

Porém, apesar do processo ser simples, ele nem sempre é fácil. Descobrir que a "saúde" da sua organização não anda lá muito bem não é algo agradável. Nesta hora você pode ser tentando a justificar os problemas encontrados e isso pode ser um novo problema. Para poder agir de modo eficaz, você precisa reconhecer que os problemas existem e que precisam ser corrigidos. Somente assim  o planejamento que você começa a construir poderá trazer o resultado esperado.

Abasteça-se de informações, avalie, re-avalie, sem medo do que pode descobrir. Como na medicina, quanto antes o diasgnóstico for feito, antes também se inicia o tratamento e  as chances de cura aumentam.

 

 

 

No Comments Yet.

Leave a comment